sábado , 29 abril 2017
Últimos artigos
 

Inicio » Dicas e Macetes » Meu primeiro fonte

Meu primeiro fonte

[section_title title=Funções]

O AdvPL é uma linguagem de programação estruturada, composta por um conjunto de comandos, funções e objetos.

Um programa AdvPL é composto por uma ou mais rotinas. Uma rotina consiste numa série de instruções (comandos, funções e objetos) que seguem regras de sintaxe definidas pela linguagem AdvPL, com o objetivo de realizar determinadas operações no computador. Um típico programa pode possuir vários tipos de instruções diferentes, entre elas:

Comandos;
Declarações;
Execução de funções;
Execução de procedimentos;
Diretivas para o pré-processador;
Estruturas de controle de fluxo de execução e de decisão;
Atribuição de valores;
Comentários.

Um programa é armazenado em um arquivo do tipo texto, que normalmente é gravado com a extensão .PRW. Este arquivo é criado por meio de um ambiente de desenvolvimento chamado TDS (TOTVS Developer Studio).

Espaços em branco e tabulações são ignorados pelo compilador do AdvPL, permitindo que as linhas do programa sejam formatadas para facilitar a sua leitura e compreensão. Um ou é interpretado como o final de uma linha de instrução do programa.

Portanto, um programa é um arquivo texto contendo diversas rotinas (procedimentos ou funções) escritas em AdvPL, cada uma executando uma determinada operação, de acordo com a natureza e os objetivos do aplicativo desenvolvido. Uma aplicação normalmente contém diversos programas, conforme exemplo demonstrado na figura abaixo.



0 Comentário

Os comentários estão fechados.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com