segunda-feira , 26 junho 2017
Últimos artigos
 

Inicio » Noticias » O que são Stakeholders?

O que são Stakeholders?

Stakeholder significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que fez um investimento ou tem ações ou interesse em uma empresa, negócio ou indústria.

Em inglês stake significa interesse, participação, risco. Holder significa aquele que possui. Assim, stakeholder também significa parte interessada ou interveniente. É uma palavra em inglês muito utilizada nas áreas de comunicação, administração e tecnologia da informação cujo objetivo é designar as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios, ou seja, as partes interessadas.

Um Stakeholder é qualquer um que pode afetar ou é afetado por uma organização, estratégia ou projeto. Eles podem ser interna ou externa e eles podem estar em níveis altos ou júnior.

Por exemplo:

“As pessoas ou de pequenos grupos com o poder para responder a, negociar com, e mudar o futuro estratégico da organização” (Eden e Ackermann, 1998: 117).

O que é uma das partes interessadas? word cloudQualquer grupo ou indivíduo que pode afetar ou é afetado pela realização dos objetivos da organização “(1984: 46).É uma definição um tanto restritivo, porque exclui aqueles que são afetados, mas que não qualquer poder para responder ou negociar com uma organização. É preferível uma definição mais abrangente que se estende a todos os interessados que sejam afetados por uma mudança, esta definição mais ampla é mais compatível com as noções de democracia e gestão de stakeholders justiça social. (Bryson 2004: 22). Uma definição mais ampla também se alinha com a visão de Edward Freeman. Em seu influente livro
Gestão Estratégica: Uma Abordagem das partes interessadas
(1984), ele define uma das partes interessadas, como:

Concordo que uma definição mais ampla é preferível, mas não só por razões éticas. Projetos grandes ou pequenos irão impactar as pessoas que não têm poder durante a implementação, mas pode fazê-lo em negócios como de costume. Por exemplo, a equipe de call center pode não tem uma escolha na aquisição ou implementação de um sistema de CRM, mas pode ser o fator-chave para a adoção de longo prazo do software. Se o pessoal do call center não adotar plenamente o software, se eles não usá-lo em plena capacidade, em seguida, eles impactam a percepção dos gestores seniores do software com sucesso ou fracasso. Portanto identificação dos Stakeholders deve incluir aqueles que podem parecer à primeira vista ser impotente.

Decidir sobre a definição que você vai usar para identificar seus stakeholders é uma escolha importante que vai conduzir toda sua estratégia de gerenciamento dos Stakeholders.

Como identificar seus stakeholders

Os Stakeholders são cruciais para o sucesso de seu projeto. Negligenciá-los e eles vão trabalhar ativamente contra você. Gerenciá-los bem e eles vão promover ativamente você e seu projeto. O primeiro passo para o mapeamento dos Stakeholders é identificar seus stakeholders. Obter sua equipe de projeto em conjunto e listar todo mundo que você pode pensar que é, ou será afetado pelo projeto.

Definição de Stakeholders – Ferramentas e técnicas

técnicas de definição das partes interessadas

Brainstorming é uma ótima maneira para identificar as partes interessadas.  Alternativamente, você pode dar a todos um bloco de notas e pedir-lhes para escrever cada parte interessada em um post-it, após 10 – 15 minutos colocar as notas na parede ou em papel flipchart.

Mind Mapping é também uma forma útil de desbloquear sua criatividade e ajudar as idéias fluírem. Veja um exemplo mapa mental das partes interessadas para um projeto de implementação de software.

Há muitas ferramentas de mindmapping, oferecendo opções gratuitas e pagas. Uma pesquisa na web para “software mindmapping ‘vai encontrar muitas sugestões. Nós usamos a ferramenta disponibilizada no site mindmeister.com.
Stakeholders List. Listas genéricas são um bom ponto de partida para identificar potenciais interessados.

Previous projects (Projetos Anteriores). Pesquisa de documentação de projetos anteriores e conversas com as equipes de projeto para identificar as partes interessadas que possam estar envolvidos para um tipo determinado projeto ou um cliente particular. Você pode ser capaz de se referir a um mapa de stakeholders ou recolher partes interessadas de planos de projetos, PIDs, logs de risco e assim por diante.

Orgs Charts (Os organogramas e diretórios). Talvez o primeiro lugar para olhar para as partes interessadas é organograma ou diretório da sua empresa. Insights interessantes também pode ser adquirida através da revisão LinkedIn e sites de redes sociais.

Categories OGC (Categorias OGC dos Stakeholders). Se você está lutando você pode tentar usar categorias para identificar potenciais interessados. Por exemplo, o OGC sugerem que ele pode ser útil para organizar os Stakeholders pelas seguintes categorias:

  • usuários / beneficiários;
  • governança (grupos de direção);
  • influenciadores (sindicatos, meios de comunicação) e
  • provedores (fornecedores, parceiros).

Por exemplo, seu mapa mental poderia começar procurando algo parecido com isto:

 

 



0 Comentário

Deixe o seu comentário!