Abertura de ambiente em rotinas automáticas – Parte 2

Blog Advpl - Share knowledge

Abertura de ambiente em rotinas automáticas – Parte 2

23 de setembro de 2014 Dicas 0

Executar rotinas agendadas é bem simples, para isso precisamos preparar nosso fonte para que ele rode em console e fazer algumas configurações no appserver.ini (Protheus 11)

No artigo Abertura de ambiente em rotinas automáticas – Parte 1, temos um exemplo de um fonte que podemos utilizar, as mensagens de erros, mensagens de alertas e de sucesso , para isso podemos usar a função Conout, esta função irá imprimir no log o seu texto para posterior consulta.

Este processo podemos chamar de Scheduler

O Scheduler (agenda) é uma ferramenta responsável pela execução das funções de usuários ou funções padronizadas do sistema (chamaremos de Jobs), em determinados horários específicos entre um intervalo de tempo, sem que haja a intervenção do usuário. Para que essa ferramenta esteja habilitada a realizar execuções dos jobs, é necessário que ela esteja ativada no servidor do Protheus.

Para que os jobs sejam executados nos horários pré-determinados, é importante que após a carga do servidor do Protheus, o Scheduler seja executado. Dessa forma, ele poderá verificar a cada minuto se há jobs a serem executados.

Essa ativação ocorre a partir do recurso disponível na seção “[OnStart]” contido no arquivo appserver.ini.

Exemplo a ser adicionado ao arquivo appserver.ini:

Para cada Job, crie uma seção

Depois de configurado, pare e reinicie os serviços para que suas configurações tenham efeitos

Lembrando, que será utilizado uma licença por processo.

Sugiro também que valide em seu fonte se o processo já foi realizado, caso contrario sempre será reprocessado.

Para que o processo rode num determinado dia e horário, será necessário fazer isso dentro do Configurador, deixarei este passo para outro artigo.

 

Deixe uma resposta