Conectando Banco de Dados MS SQL Protheus com PHP – Parte 2

Blog Advpl - Share knowledge

Conectando Banco de Dados MS SQL Protheus com PHP – Parte 2

22 de setembro de 2014 Dicas Geral 2

Existem duas formas de se conectar ao SQL Server com PHP:

  1. Conexão ODBC
  2. Conexão nativa do PHP – mssql_connect()

1. Usando a conexão ODBC

Esta conexão é muito utilizada quando não temos a conexão nativa, seu uso é bem simples, cria-se a conexão ODBC igual a que já criamos para acesso ao Protheus.

Sintaxe:

2. Usando conexão nativa do PHP

A conexão utilizada é a mssql_connect(), para que esta funcione é preciso que a extensão php_pdo_mssql esteja habilitada
Sintaxe:

Neste pequeno exemplo o resultado ficaria assim:

resultado consulta sql php

É muito simples a conexão, podemos criar pequenas aplicações de consulta/inclusão/alteração/exclusão, acessando o banco de dados do Protheus, mas lembre-se que as validações que existem no sistema, os pontos de entradas e outras regras não se aplicam, por tanto, seja cauteloso na manipulação dos dados e na segurança de suas informações. Eu recomendo utilizar para consultas e relatórios, não estaremos consumindo licenças.

Uma outra coisa interessante é criar webservices  para acessar o banco e preferencialmente não deixe o PHP no mesmo server do banco de dados, é uma questão de segurança.

Num próximo artigo, irei mostrar uma aplicação mais robusta, e até a próxima.

 

2 comentários

  1. Alexandre disse:

    nossa, estava procurando por isso, temos apenas 20 licenças e 40 usuarios, instalei aqui e funcionou perfeitamente. ja estamos montando relatorios. valeu pela dica

Deixe uma resposta