Exibição de campos alfanuméricos com máscara incorreta

Blog Advpl - Share knowledge

Exibição de campos alfanuméricos com máscara incorreta

12 de setembro de 2017 Dicas Geral 0

Tive um problema recentemente, até simples de resolver, mas para chegar na solução, gastamos um tempinho. O problema inicial foi encontrado após exportar a tabela de Produtos (SB1), tabela no qual temos alguns campos memos (virtual), e estes campos depende de outros campos (reais) para referenciar a tabela Descrições dos Campos Memo (SYP).

Mas aonde quero chegar? O problema é que campos alfanuméricos, como exemplo o campo B1_DESC_GI, ao chegar no seu limite numérico este passa a utilizar letras, porém se sua máscara está no formato numérico 999999 ao ser visualizado num browse e este browse é montado conforme a mascara, o mesmo não irá exibir a parte de letras, somente os números.

Exempleficando:

O padrão da mascara do campo B1_DESC_GI é 999999, porém é um campo que trabalha com a função SOMA1, e está função irá utilizar a autonumeração com caracteres caso chegue no limite de sua numeração. E neste caso pode-se encontrar código com letras somente ou com números, como este SUX901, porém ao ser visualizado no browse ele só exibirá 901, tudo isso por conta da mascara.

Então o que faço, simples, mude a máscara para @!, pois desta forma será respeitado o seu formato na exibição.

Abaixo a exibição em um browse:

 

Para alterar, utilize o Configurador.

Apenas lembrando que esta situação serve para qualquer outro campo onde utiliza um sequenciador em um campo do tipo texto, a máscara ideal é @! (para saber mais sobre as máscara acesse este link http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=22479526)

 

 

 

Deixe uma resposta