Macro Substituição

Blog Advpl - Share knowledge

Macro Substituição

8 de setembro de 2014 Dicas Funções Geral Operadores 0

O operador de macro substituição, simbolizado pelo “e” comercial (&), é utilizado para a avaliação de expressões em tempo de execução. Funciona como se uma expressão armazenada fosse compilada em tempo de execução, antes de ser de fato executada. Considere o exemplo:

A variável X é atribuída com o valor 10, enquanto a variável Y é atribuída com a string de caracteres contendo “X + 1”.

A terceira linha utiliza o operador de macro. Esta linha faz com que o número 11 seja atribuído à variável B. Pode-se perceber que esse é o valor resultante da expressão em formato de caractere contida na variável Y.

Utilizando-se uma técnica matemática elementar, a substituição, temos que na segunda linha, Y é definido como “X + 1”, então pode-se substituir Y na terceira linha:

O operador de macro cancela as aspas:

Pode-se perceber que o operador de macro remove as aspas, o que deixa um pedaço de código para ser executado. Deve-se ter em mente que tudo isso acontece em tempo de eecução, o que torna tudo muito dinâmico. Uma utilização interessante é criar um tipo de calculadora, ou avaliador de fórmulas, que determina o resultado de algo que o usuário digita acheter cialis generique belgique.

O operador de macro tem uma limitação: variáveis referenciadas dentro da string de caracteres (X nos exemplos anteriores) não podem ser locais.

 

Deixe uma resposta