QtWebEngineProcess.exe – Application Error

Blog Advpl - Share knowledge

QtWebEngineProcess.exe – Application Error

2 de dezembro de 2020 Dicas Geral Smartclient 0

Hoje ao atualizar o meu ambiente com a última versão do Smartclient, descobrir que o uso via compartilhamento de rede não é mais homologado, devido a um problema conhecido relativo ao arquivo QtWebEngineProcess.

Até então, eu utilizando o serviço de Remote Desktop Services – é um dos componentes do Microsoft Windows que permite a um utilizador o acesso a informação e programas em um computador remoto através de uma ligação de rede. Para isso ele utiliza o protocolo Remote Desktop Protocol (RDP). Onde criei um atalho para que o usuário pudesse remotamente se conectar ao Protheus dentro do nosso servidor.

 

 

Porque não copiar a pasta SMARTCLIENT para a estação do meu usuário? Imagine você ter 1000 a 5000 estações de trabalho e precisar atualizá-las. Sei que me dirão que existe o recurso do sistema de fazer a atualização automática quando o smartclient detectar que existe uma atualização, mas o impácto na minha rede seria grande, pois não são 2, 10, 100 estações de trabalho.

Se você atualizou para a ultima versão, terá esta surpresa ao abrir o Protheus.

 

Segundo a documentação na Totvs:

A partir do SmartClient 170117 haverá conhecida lentidão no seu uso via compartilhamento de rede, devido ao grande conjunto de arquivos que compõe o produto, com a liberação do componente TWebEngine (Chromium), assim, este procedimento não é aconselhável.

Utilize uma instalação local do SmartClient, configurando nosso ferramental de update automático, mais informações acesse aqui.

A partir do SmartClient 19.3.0.x o uso via compartilhamento de rede não é mais homologado, devido a um problema conhecido relativo ao arquivo QtWebEngineProcess, que pode causar a queda do SmartClient quando iniciado em caminhos (paths) UNC, exemplo: \\Server2\Share\dir\smartclient.exe

As issues a seguir relatam este problema e foram encerradas sem solução pelo nosso fornecedor (Qt), o que impede o uso do SmartClient via compartilhamento de rede:

O uso de metaframes (web enablers), como Citrix e Remote Desktop Services (Terminal Services), para a republicação de aplicações não é homologado, porém suportado para uso.

  • Homologado: Testado oficialmente e certificado para uso, temos que garantir funcionamento e comportamento
  • Suportado: Não testado, porém funcional, podendo haver eventuais comportamentos não previstos

Se você usa o mapeamento \\Server2\Share\dir\smartclient.exe para acessar o SMARTCLIENT, experimente criar um mapeamento de rede atrelando uma unidade, deixando assim: Z:\PROTHEUS\BIN\SMARTCLIENT\SMARTCLIENT.EXE, onde Z:\ corresponde ao mapeamento do seu servidor.

 

 

Ou no servidor onde está o serviço do Remote Desktop Service, copia a pasta do smartclient e criar o atalho. Desta forma não tive problemas até o momento. Mas caso, pare de vez, o jeito será copiar a pasta SMARTCLIENT para todas as estações de trabalho.

Caso tenha uma sugestão melhor para não ter que copiar a pasta SMARTCLIENT para cada estação de trabalhando, compartilhe com a gente!

Continua na página 2

 

Deixe uma resposta