Supply Chain na nuvem, o futuro do setor

Blog Advpl - Share knowledge

Supply Chain na nuvem, o futuro do setor

30 de abril de 2015 Noticias 0

Inseridas em um cenário em que a necessidade de automatizar rotinas e obter processos seguros é latente para garantir competitividade e alavancar a produtividade, as empresas se deparam com os desafios que este nível de maturidade exige. A tecnologia deixa de ser vista como custo, passando a integrar o escopo de investimentos das corporações e, com isso, ganha espaço para ser analisada de forma estratégica, visando benefícios que impulsionarão os negócios de forma geral.

É fato que os softwares de gestão mudaram a concepção do modus operandi nas companhias, contudo, ele condensa a base fundamental de apoio que toda e qualquer indústria precisa ter. Falando especificamente desupply chain, é impensável administrar todos os agentes de forma coesa e controlada sem que haja, primordialmente, um ERP para garantir a retaguarda. Sem tirar a sua importância e reiterando a sua essencialidade, o caminho para que todos os integrantes tenham uma atuação dinâmica é a sua completa gestão na nuvem. Trata-se de um conceito que o mercado lida com cuidado, porém as reticências devem ser deixadas de lado para inaugurar uma metodologia de total conexão entre todos do grupo.

supply-chain-na-nuvem

A ideia é garantir um desenvolvimento colaborativo entre a rede. Desde os fornecedores de matéria-prima, até a entrega do produto ao consumidor, a cadeia de suprimentos precisa ser pensada para integrar, sincronizar, monitorar, evitar rupturas, fidelizar clientes e alcançar o mercado de maneira eficaz. A tecnologia tem que impulsionar os esforços dos gestores e facilitar o seu dia a dia com a disponibilização de workflows interativos, de qualquer lugar e em qualquer hora. O conceito de que a produtividade está aliada à base de trabalho no escritório se desfez. Hoje, a gestão dos documentos ocorre eletronicamente e as soluções devem oferecer o suporte necessário para que as informações sejam acessadas via Internet, garantindo a gestão em real time.

O tempo passou a ser o fator determinante entre produtividade e lucro. Com isso, a administração correta das atividades passa a ser o divisor entre trabalhar muito em pouco tempo e trabalhar assertivamente o seu tempo. A compra de materiais indiretos e de back office, por exemplo, não deve ocupar o foco que o comprador precisa dar ao que é o interesse da empresa, atrelado diretamente ao seu core business, como insumos ou matérias-primas. Uma ferramenta que concentre diferentes fornecedores e, automaticamente, realize a cotação online dos produtos é um grande diferencial para aumentar a produtividade da organização e garantir que o tempo seja usado de forma inteligente.

As mudanças são concretas. Foi-se a época em que vendedores visitavam seus clientes munidos de imensos catálogos, que, rapidamente, se tornavam obsoletos. O tempo, como já foi dito, é dinâmico, exige assertividade e rapidez. As vendas ocorrem via tablets, com fotos dos produtos, de forma integrada ao sistema de compra e vendas, que, automaticamente, encaminha o pedido para o setor logístico realizar a entrega, chegando ao cliente com rapidez e sem dúvidas quanto à real disponibilidade da mercadoria. É a necessidade, mais uma vez, da troca de informações online. Não há espaço para “vou checar e te falo amanhã”. É o momento do imediatismo. E, neste cenário, a competitividade aumenta proporcionalmente à sua capacidade de fechar negócios em menor tempo e com total segurança.

O futuro do supply chain, que já pode se consolidar realidade, está na capacidade de se aliar recursos de inteligência de mercado às ações de rotina e, dessa forma, consolidar informações precisas para a melhor condução dos negócios. Tudo deve estar disponível, acessível, integrando processos e pessoas. As redes sociais mostraram ao mundo corporativo a necessidade de unir eficiência à comunicação em grupos. Como não tirar proveito de algo que já demonstrou a sua força e fazer deste recurso uma porta de relacionamento que aumente a produtividade interna? Por meio de comunidades, trocam-se ideias, informes, tiram-se dúvidas, resolvem-se problemas. É a gestão do tempo para comunicar e gerenciar os dados de forma online, seja do computador, do tablet ou do celular.

Todas as mudanças vêm com um objetivo final: garantir operações seguras para fidelizar e conquistar novos clientes. Diria que o e-commerce sela a rede de suprimentos com a máxima do comportamento digital dos consumidores. Compra-se de casa, do escritório, da rua. E a sua empresa deve estar preparada para receber essas demandas de forma organizada, mas sem perder o timing das operações. Como prover um serviço completo aos clientes e, ao mesmo tempo, uma gestão interna rápida e 100% confiável? Nuvem. A resposta está na nuvem.

Por Vladimir Michels, diretor do segmento de Manufatura e Distribuição e Logística da TOTVS

 

 

 

Deixe uma resposta