Utilizando a função PSWName()

Blog Advpl - Share knowledge

Utilizando a função PSWName()

20 de fevereiro de 2018 Dicas Funções Geral 0

Hoje me perguntaram se era possível validar a senha do usuário Protheus dentro de qualquer rotina do sistema, mesmo se o usuário não estivesse logado. Aí perguntei como assim, o que gostaria de criar?

A ideia seria, montar uma rotina para autorizar a liberação de desconto dentro da rotina padrão Pedido de Vendas, mas usando o usuário e senha do Protheus. Se usuário e senha OK, desconto liberado!

Para fazer isso, podemos utilizar a função PSWName()

A função PSWName() verifica se a senha informada passada como parâmetro confere com a senha do último usuário posicionado pela função PswSeek.

Para isso, eu deverei saber quais usuários podem dar o desconto, eu criaria uma tabela para armazenar o usuário e o percentual mínimo e máximo permitido.

Depois na tabela SC6 – Itens do Pedido de Vendas, eu criaria uma validação que irá retornar falso ou verdadeiro quando eu informa o percentual do desconto (caso esteja trabalhando com percentual). Abriria uma janela para eu informar o usuário e a senha e ao confirmar validar a senha conforme o que está no cadastro de usuários do sistema.

Acho que até aqui é simples fazer, então irei direto ao código:

 

Se tudo ok, retorno para a validação do campo verdadeiro e com isso permitindo o desconto.

Caso contrário alerta que usuário/senha estão inválidos.

Espero que tenha sido útil.

 

Deixe uma resposta