Visualizando dados do Protheus no Word (97 a 2010)

Blog Advpl - Share knowledge

Visualizando dados do Protheus no Word (97 a 2010)

5 de fevereiro de 2015 Geral 5

Uma funcionalidade interessante do Protheus é utilizar o Word para geração de documentos como contratos, orçamentos de compra e venda, entre outros.

No exemplo, irei gerar um Pedido de Compras para ser utilizado no Word (Este fonte foi readaptado com base de outros fontes)

O diferencial é que a inserção dos itens no documento será dinâmico, ou seja, as linhas serão geradas conforme a quantidade de itens existentes no Pedido de Compras. E para que isso possa acontecer, criei uma macro para o arquivo modelo word (DOTM) que permita fazer com que as variaveis usadas no documento modelo seja criada conforme a quantidade de itens no pedido. Outra coisa que fiz foi disponibilizar o documento em arquivo e impressão.

Caso define a impressora com o PDF Creator por exemplo como padrão, a impressão será gerada em formato PDF, caso contrário irá direto para a impressora padrão.

O precesso é bem simples, é usado o componente OLE.

Esta rotina foi testada em Office 97,200,2003,2007 e 2010. Como não tenho o Office 2013 ainda não pude testar, mas se você testar e conseguir, escreva e compartilhe sua experiência.

Exemplo de como devemos criar o modelo no Word:

RCOM152exemplodocumentogerado

RCOM152modelooriginal

Notem que há uma tabela para a inserção do itens, mas só possue o cabeçalho, isso porque esta tabela será gerada no momento em que rodar a rotina que gerará o documento. No fonte advpl, irei chamar a macro, veja abaixo como ficaria considerando que tenho 5 itens no meu pedido:

Continua na página 2…

 

5 comentários

  1. Angelice_Beal disse:

    Olá, gostaria de saber se os fontes ainda estão disponíveis para download, pois mesmo conectada aparece como página não encontrada.

    Muito Obrigada.

  2. […] já foi exemplificado no artigo https://blogadvpl.com/visualizando-dados-do-protheus-no-word-97-a-2010/, irei agora mostrar um exemplo dentro de um contrato (sem uso de […]

  3. Bom dia!
    Gostaria de saber se poderia disponibilizar os modelos Word, pois está dando página não encontrada.

    Em tempo: Parabéns pelo post.

    Grato,

Deixe uma resposta