Meus Artigos

Blog Advpl - Share knowledge

SQL: Converter linhas em Colunas

Já sentiu a necessidade de converter uma consulta SQL que retorna linhas para colunas?


14 de março de 2022 0

Criando Pontos de Entradas dentro do seu fonte

As vezes quando estamos desenvolvendo rotinas e queremos compartilhar apenas o patch da rotina e não o fonte original, mas gostaria que outros interagissem com uma determinada parte do seu fonte, podemos usar pontos de entrada, ou seja, executar algo em um determinado ponto do fonte e depois deixar o fonte original dar continuidade  no…
Leia mais


3 de novembro de 2021 0

Trabalhando com arquivos INI no Protheus

Estes dias me perguntaram, como eu poderia trabalhar com arquivos ini, gerar um arquivo e usá-lo posteriomente. A ideia de um arquivo ini, é trabalhar com seções, chaves e valores. Qual é o conceito de um arquivo ini? Arquivos INI são arquivos de texto simples com uma estrutura básica composta de “seções” e “propriedades”. Seções…
Leia mais


3 de novembro de 2021 0

Abrindo programas na tela inicial do smartclient sem precisar criar menu

Amigos me perguntam, como abrir sua função sem precisar criá-la no menu para que possam testar! Imagina que você tenha um relatório e quer testá-lo, e precisar testar várias vezes para ver se o layout está ok, para isso, se estiver em menu, você terá que abrir o smartclient, digitar usuario e senha, informar o…
Leia mais


13 de agosto de 2021 0

Usando o componente tFileDialog

Apresenta uma janela para seleção de arquivos da estação de trabalho em uso pelo SmartClient. Na minha opinião ficou ótimo a tela, finalmente evoluiram! Antes: Depois: Nome Tipo Descrição cMascara Carácter Indica a máscara de arquivos, ex: ret := TFileDialog(“All files (*) | All Text files (*.txt)”, … cTitulo Carácter Indica o título da janela.…
Leia mais


29 de abril de 2021 0

Exibir todos os fontes do RPO

Você conhece a função GetFuncArray() ? Retorna um ou mais arrays contendo os dados das funções contidas no RPO – Repositório Portável de Objetos, a partir de uma máscara.


8 de fevereiro de 2021 0

QtWebEngineProcess.exe – Application Error

Hoje ao atualizar o meu ambiente com a última versão do Smartclient, descobrir que o uso via compartilhamento de rede não é mais homologado, devido a um problema conhecido relativo ao arquivo QtWebEngineProcess.


2 de dezembro de 2020 0

DANFE Protheus (complementando a documentação da Tovts)

Na atualização do Protheus, apareceu uma nova opção no Wizard de configuração do TSS


27 de novembro de 2020 0

Atualizar a tabela IBPT (FISA092)

As empresas estão obrigadas a informar a carga tributária nos cupons e notas fiscais, e estão sujeitas a auto de infração aquelas que não prestarem a informação ao consumidor, conforme Lei 12.741/2012.


24 de novembro de 2020 0

Criando Browse com campos editáveis (FWBrowse)

Amigos me perguntam se é possível criar um browse editável, sem a necessidade de criar uma tela para abrir e alterar o conteúdo de um campo.


18 de novembro de 2020 0

Rotina automática – MATA241

Dias atrás um amigo perguntou se era possível fazer importação de um arquivo texto no qual se era possível importar diversas linhas para a rotina movimentação interna modelo 2 (Movimentação Múltipla).


3 de novembro de 2020 0

FWMBrowse x Tabela Temporária x SX5

O exemplo a seguir, é uma demonstração do uso do componente FWMBrowse com alias temporário usando a tabela SX5.


29 de outubro de 2020 0