Convertendo string para array

Blog Advpl - Share knowledge

Convertendo string para array

3 de setembro de 2014 Funções 0

A função Strtokarr retorna um array, de acordo com os dados passados como parâmetro à função. Desta forma, a função receberá uma string e uma sequência de um ou mais caracteres, que representa um separador, onde cada porção da string entre separadores será um elemento do array retornado.

Strtokarr (expressao, delimitador).

É extremamente útil quando concatenamos uma série de strings e depois queremos organizar num vetor.

Outra função interessante é a SEPARA(), pode-se parsear uma string de elementos a partir de um determinado separador , sendo retornado um Array com os elementos identificados na String.

Atenção:
Para realizar a análise de uma string, cujo delimitador tenha apenas 1 byte, e as ocorrências de dois separadores juntos sejam ignoradas na geração do array, a função separa() utiliza a função StrTokArr(), função escrita em C no Protheus Server, mais rápida para este processamento. Apenas existe a necessidade de utilizarmos a função Separa() caso as ocorrências de dois separadores juntas devam ser consideradas no array de resultado e/ou a string utilizada como separador possua mais que 1 byte de tamanho.

Sintaxe

SEPARA ( < cString > , < cToken > , < lEmpty > ) –> aTokens

Parâmetros

Argumento

Tipo

Descrição

cString

Caracter

String com a sequência de caracteres a ser “parseada”

cToken

Caracter

cToken corresponde à string a ser utilizada como separador para delimitar as informações.

lEmpty

Caracter

lEmpty identifica se caso um intervalo vazio entre tokens deve ser retornado como um elemento do array. Caso não especificado , o Default é .T.

 

 

Deixe uma resposta