Entrando automaticamente no Protheus sem precisar informar usuário e senha

Blog Advpl - Share knowledge

Entrando automaticamente no Protheus sem precisar informar usuário e senha

Hoje se cada usuário tem seu login no Windows, este pode entrar automaticamente no Protheus sem precisar informar seu usuário e senha, considerando que você configurou os parâmetros do Smartclient, o acesso ao Protheus será praticamente instantâneo, caso contrário a tela inicial continuará sendo exibida.

No Configurador, precisamos configurar dois campos:

  • Habilitar Single Sign-On
  • Modalidade de Single Sign-On

Habilitar Single Sign-On: Quando a opção do Single SignOn está habilitado o sistema vincula o usuário logado no sistema operacional com o usuário do sistema, através da credencial fornecida pelo mesmo. Cada usuário pode ter mais de um vinculo com o sistema operacional.

Modalidade de Single Sign-On: Define se você irá usar autenticação do sistema operacional, do Fluig ou do Active Directory

Se você não tiver Active Directory oi Fluig, marque a opção Modalidade de Single Sign-On como 1.

imagem24092014_104305

Uma vez configurado, salve e entre no smartclient. Quando abrir a tela para digitar seu usuário e senha, note que aparecerá uma caixa de marcação chamada “Associar usuário do Protheus com o usuário do Sistema operacional”, marque está opção. A partir de ponto, usuário, senha e esta opção marcada, esta tela não irá mais aparecer.

imagem24092014_105802

Já na próxima tela, se você deixar as duas caixas de marcações marcadas, esta também não irá aparecer.

imagem24092014_105827

Agora, para que para um determinado usuário não entre mais automaticamente no Protheus (normalmente seria para garantir mais segurança, principalmente em máquinas compartilhadas), entre no sistema, vá no menu “Miscelânea” e veja que agora aparece mais um menu, “SingleSignOn Users”, clique nesta opção, veja que irá aparecer uma tela mostrando o usuário que entra automaticamente. Marque a caixa de seleção e em seguida no botão “Confirmar”. Feche o Protheus. Ao entrar novamente será solicitado usuário e senha.

imagem24092014_105732

Também é possível configurar o Protheus integrado ao Active Directory:

Primeiramente você deve estar com o ambiente atualizado (RPO, Update, LIB e Binário).

Com o ambiente atualizado, entre no Configurador / Usuários / Senhas / Política.

Na primeira aba, em Parâmetros, defina no como “Habilitar single sign-on” se a integração será obrigatória ou opcional.

Depois, no combo “Modalidade de Single Sign-on”, defina como “Active Directory”. Clique em Confirmar. Agora vá ao cadastro do usuário (Usuário / Senhas / Usuários), clique sobre o usuário e clique em Alterar.

imagem24092014_104305

Na primeira aba (Usuário), selecione a aba Active Directory. Clique duas vezes sobre o campo abaixo de “Domínio”, e preencha o domínio da rede. Clique duas vezes sobre o campo abaixo de “Usuário”, e preencha o nome de usuário da rede que ficará vinculado a este usuário do Protheus. Clique em Confirmar.

imagem24092014_105403

Ao entrar no Protheus, já irá aparecer por padrão o domínio\nome de usuário de rede. Se você inserir a senha deste usuário de rede, ele já entra com o usuário do Protheus que está vinculado nele.

imagem24092014_105802

 

Português Português Español Español English English